terça-feira, outubro 26, 2010

10 livros favoritos!

Entonces... Enquanto eu chovo, fui espiar o post novo da Luly, que é um MEME (desculpem a ignorância, mas não sei o que é isso) com 10 livros preferidos. A idéia original é fazer um video, mas com o meu visual de figurante do “Trilher” e a minha voz de ganso “nom” rola fazer video. Mas gostei dessa idéia de livros preferidos serem listados. Apesar que eles estão ai do lado. Vamos lá à sessão Odeth queimando o seu filme dizendo que ama livros que não são pra pessoas da idade dela... rs...

1- O Gênio do Crime do João Carlos Marinho

Eu sei que devia tá rolando uma espectativa que o Caixa Postal 1989 como o primeiro da lista, mas o Gênio do Crime foi o livro que me fez gostar de ler. Ganhei esse livro de aniversário de alguém que não me lembro. E como muitos livros, ele ficou lá na minha estante fechado por um tempão. Um dia eu estava naqueles dias que nada é interessante. A tv tava chata, não tinha um amigo perto, o quarto merecia uma faxina, mas a vontade estava longe. Ai fui brincar de espiar os livros na minha estante. Escolhi O Gênio pela capa e pelo título. Até eu ler esse livro, eu não gostava de ler, mas o livro é tão envolvente, que eu apaixonei com aquela história de figurinhas, cambista e detetives. Li todos os livros da turma Bolacha, Edmundo, Berenice e Pituca (O Gênio do Crime, Caneco de Prata, Sangue Fresco, Livro da Berenice e Berenice Detetive), mas O Gênio do Crime e Sangue Fresco são de longe os meus preferidos. João Carlos Marinho encontrou um lugar eterno na minha estante. Foi uma felicidade ver meu sobrinho lendo O Gênio.

2- Caixa Postal 1989 da Angela Carneiro

Se O Gênio do Crime me fez gostar de ler, Caixa Postal 1989 me fez continuar a gostar de ler. Eu nem lembro como foi direito. Na época eu começei a conversar com uma prima que morava longe por cartas (e-mail ainda não existia) e tudo relacionado à cartas me interessava. A maniaca do Correio. Passeando por uma livraria, achei o Caixa Postal com uma capa interessante. Levei pra conferir. Apaixonei com a história de Lala e Leo. Eles encontraram moradia eterna na minha vida. Durante boa parte da minha adolescência, o Caixa Postal foi o i-ching da minha vida. Tudo que eu me perguntava, as respostas eu encontrava lá. E posso dizer com toda a certeza que jamais um livro mexeu comigo, como esse mexeu. Fiquei muito feliz quando descobri que meu livro preferido tinha continuação. Fui correndo ler, mas a decepção apareceu na continuação. Angela havia separado Lala e Leo. Arrumei o e-mail da Angela e enviei a ela dizendo que o Caixa Postal era meu livro preferido (acho que posso dizer que ainda é), mas que não havia gostado da continuação. Na época o meu blog se chamava Caixa Postal 1989 (tamanha a fixação). Desse e-mail nasceram amizades (a própria Angela, Gaia e Karine), um blog (com a continuação dos livros) e uma personagem com meu nome. E a Angela se tornou um anjo na minha vida.


3- O Apanhador no Campo de Centeio do Salinger

Acho que todo mundo que leu O Apanhador no Campo de Centeio gostou. Não conheço uma pessoa que tenha lido e não gostado. Eu não sou excessão. Estava eu passando carnaval na casa da minha irmã, quando ela resolveu me emprestar a edição dela do Apanhador. Eu estava passando por uma fase meio perdida (e olha eu voltando a essa fase) e a história do Holden me caiu como uma luva. Na hora eu me identifiquei. O livro é um soco no estômago, mas nos faz pensar. Um “q” de Christiane F., só não tão barra pesada.

4- Não Se Esqueçam da Rosa – Hiroshima Nunca Mais da Giselda Laporta

Até agora tivemos 1º livro e livro preferido, agora chegamos no primeiro livro que me fez chorar. Não lembro como cheguei a ele, mas lembro da cena. Verão na praia, eu em casa com o livro. Deitada no sofá verde de minha tia e com o livro em mãos, eu estava em lágrimas. Acredito que essa fixação que eu tenho hoje da doll mini-eu que eu tenho vem da história da Hanako. Uma história lindíssima, triste que poderia muito bem ser real. Durante anos meu diário teve um nome japonês por causa do diário da Hanako.

5- Os Sofrimentos do Jovem Werther do Goethe

Werther era um livro que eu tinha vontade de ler há muito tempo. Até que cheguei na faculdade e a professora mandou a gente escolher entre 4 livros que ela indicou, um pra gente ler para fazer um seminário. Um dos 4 livros era Werther e lá fui eu lê-lo. É óbvio que a rainha do drama aqui amou horrores a história de Werther. É óbvio que passei anos da minha vida achando a Charlotte a pior personagem de todos os tempos. Mas o tempo passa e nossa relação com os personagens muda. O amor literalmente romântico de Werther levado aos últimas conquências é lindo, porém o que torna o livro lindo é a relação de Werther com o mundo. Para reler sempre.

6- Divã da Martha Medeiros

Quando li o livro, eu já tinha assistido ao filme. Óbvio que adorei o filme. Lilia Cabral é uma das melhores atrizes do Brasil. Paulo Gustavo faz uma participação hilária no filme. No entanto fiquei curiosa por tanta gente não ter gostado do filme. Fui ler o livro. O texto que eu já achava espetacular em forma de roteiro se revelou ainda mais brilante e apaixonante em livro. Muitas das observações da Mercedes, a protagonista, sobre o dia-a-dia são tão pertinentes que é de emocionar.

7- Renato Russo – Trovador Solitário do Arthur Dapieve

Ok, fã da Legião Urbana é isso ai. Um dos tantos livros que foram lançados sobre o Renato desde 1996 tinha que entrar na minha lista de favoritos com certeza. Curiosamente não foi o primeiro livro do Arthur que eu li. Eu já havia lido BRock – O Rock Brasileiro dos Anos 80. O Arthur é um grande jornalista especializado em música. Conhece e entende muito. Sempre o vi escrever sobre música com muita propriedade. Mas com O Trovador Solitário, foi a primeira vez que vi o Arthur escrever com uma intensidade literário impressionante. Talvez a própria vida do Renato tenha dado essa carga dramática ao texto do Arthur. O começo em Brasília, o show da confusão, a saída do Negrete, o relacionamento com o Scott, o nascimento do Giuliano. Tudo está ali.

8- Bufo & Spallanzani do Rubem Fonseca

Meu lado legionário novamente amostra. Novamente assisti ao filme antes. Assisti ao filme puro e simplesmente porque Dado Villa-Lobos (guitarrista da minha então banda preferida) fez a trilha sonora do filme. Apesar de não ter conseguido dormir direito depois da cena do... zip... Melhor nem falar, né? Achei o filme bem interassante. Vi uma entrevista de alguém (não vou lembrar agora se foi alguém do elenco do filme, do diretor ou do próprio Rubem) que alguns personagens foram enxugados do livro. Ai bastou pra minha curiosidade. Descobri que apesar de curtir literatura de “mulherzinha”, adoro um livro policial. E Bufo é isso: uma história envolvente de detetive. Como a partir de um sapo se descobre e acontece tanta coisa? Rubem Fonseca é mestre.

9- O Livro do Palhaço do Claudio Thebas

Apenas quero dizer que Claudio Thebas não se explica, apenas se lê e se sente. E eu sinto:
http://odethrocks.blogspot.com/2010/03/thebas.html!

10- Distraidos Venceremos do Paulo Lemiski

Foi muito difícil escolher apenas 10 livros preferidos. Foi muito mais difícil do que eu sequer imaginei. E o 10º livro foi o mais difícil de escolher. Pensei tanto em escolher Cazuza - Só as Mães São Felizes da Lucinha Araújo ou Chaves de um Sucesso do Pablo Kaschner ou até Depois Daquela Viagem da Valéria Piassa Polizzi (que foi um dos livros que mais li na vida), mas não seria justo eu terminar essa lista sem Lemiski. Lemiski é amor. Lemiski é a poesia do dia-a-dia. É a sinceridade em forma de poesia.

Termino o post com um poema de Lemiski,

“Temporal

Fazia tempo
Que eu não me sentia tão sentimental”
Meu beijo,
Odeth

2 comentários:

Luly disse...

Ai que lindo.
Falar de livros é sempre emocionante, eu acho, tanto que quase chorei lá no meu vídeo, hahaha
Eu fui assim, comecei a gostar de ler com um livro (Pedra Filosofal) e continuei gostando com outro (Camara Secreta), heheh
Mas Gênio do Crime é bom mesmo. E O Lovro do Palhaço é o mais lindo, por pouco não entrou no meu post!!

Ana disse...

Preta, vim rapidinho pegar a whishlist pra quando resolverem me pagar...hihihi. Tô no meio de um trabalho filho da mãe e depois eu volto pra ler com mais calminha! Bjos!!!! Tinhamú!