quinta-feira, outubro 07, 2010

Serendipity!

A primeira vez que ouvi falar de serendipity foi no filme Escrito nas Estrelas, mas nem dei muita bola. Anos mais tarde estava zapeando na tv, quando passei por um canal que passava um filme com um homem digamos familiar. Em segundos eu o reconheci: Darío Grandinetti. Não porque o Darío faz parte do elenco do meu filme preferido de todos os tempos (“Hable Con Ella”), mas fiquei curiosa. Um filme onde Darío Grandinetti, um argentino conhecido em um filme espanhol, fazia par romantico a brasileirissíma Helena Ranaldi. Fui procurar o nome do filme: Bodas de Papel. Não me disse muito a que veio (nunca tinha ouvido falar). Alguns dias depois consegui assistir ao filme todo (odeio pegar filme pela metade). Bonito, triste. Gostei! E lá estava serendipity de novo aparecendo em meu caminho. Me encantei com a palvra (e posso dizer que é uma das minhas preferidas).

Segundo o dicionário, serendipidade é:

Termo equivalente a descobrimento acidental, ou "atirar no que se vê e acertar no que não se vê". Baseia-se no conto "Os Três Príncipes de Serendip", que saíram pelo mundo em busca de alguma coisa; não descobriram exatamente o que procuravam, mas encontraram muitas outras possivelmente mais úteis do que as que buscavam.

Fala da Helena Ranaldi no filme “Bodas de Papel”:

“Há muitos e muitos anos existia um rei poderoso numa ilha do oriente. O rei tinha três filhos muito queridos que ele queria educar no caminho da virtude. Encontrou os melhores tutores do reino para ensinar a eles as artes e as ciências. E é assim que começa a lenda do três principes de Serendip. Você já ouviu essa palavra? Serendipity!?! Um escritor inglês quem inventou, Horace Walpole. Quando ele era menino, ele leu a lenda dos principes. Depois quando ele já era um escritor famoso, ele criou essa palavra. Serendipity. Significa o dom de fazer descobertas felizes por acaso. Por exemplo, você arrasta um sofá pra pegar umas moedas que cairam ali atrás e encontra um relógio que tinha sumido. Você sai pra comprar um presente de aniversário pra sua mãe e a vendedora da loja é a mulher da sua vida. Isso é serendipity.”

Serendipity é amor!
Um beijo na testa,
Odeth

Nenhum comentário: