quarta-feira, dezembro 01, 2010

Parabéns Woody!



Há 75 anos atrás nascia Allan Stewart Konigsberg em Nova York. 75 anos depois Allan é mundialmente conhecido como Woody Allen. Fiquei me perguntando o que eu poderia escrever no dia do aniversário desse gênio, mas não tenho palavras. Até porque tudo o que tinha pra ser escrito sobre Woody, já foi escrito.

Recentemente li uma entrevista de Woody em que ele dizia que dos seus mais de 30 filmes, apenas 6 deles (“A Rosa Purpura do Cairo”, “Zelig”, “Match Point”, “Tiros na Broadway”, “Maridos e Esposas” e “Vicky Cristina Barcelona”) ele os considera bons de verdade. Na minha humilde opinião, um absurdo. Não assisti a todos filmes de Woody ainda, mas me considero fã de seu trabalho. E listo ao menos 15 filmes dele que devem ser obrigatórios pra qualquer pessoa que goste de cinema.

De qualquer forma, Woody se tornou uma figura polêmica depois do casamento com a ex-enteada. Uma coisa é certa: Allen é o cineasta mais produtivo do seu tempo. Meu post de tiete, vou fazer um seleção dos meus 5 filmes preferidos de Woody. Quem quer conhecer o trabalho do cineasta, está aqui um bom jeito de começar:

Sleeper - O Dorminhoco (1973)
Sinopse:
Um clarinetista é congelado e levado de volta no futuro por radicais anti-governo, a fim de auxiliá-los em suas tentativas de derrubar um governo opressor.Quando ele sai por conta própria, ele começa a explorar esse admirável mundo novo que tem cabines Orgasmatron para substituir o sexo e os robôs confessional.


Bananas – Bananas (1971)
Sinopse:
Fielding Mellish (Woody Allen), um testador de produtos de uma grande firma, é apaixonado por Nancy (Louise Lasser), uma ativista política. Ele assiste manifestações e tenta provar da sua maneira que é merecedor do amor dela, mas Nancy quer alguém com maior potencial de liderança. Então Fielding vai para San Marcos, uma republiqueta na América Central, e lá se une aos rebeldes e, no final das contas, se torna o presidente do país. Durante uma viagem Fielding reencontra Nancy novamente e ela se apaixona por ele, agora que é um líder político.
A Rosa Púrpura do Cairo - The Purple Rose of Cairo (1985)
Sinopse:
Em área pobre de Nova Jersey, durante a Depressão, uma garçonete (Mia Farrow) que sustenta o marido bêbado e desempregado, que só sabe ser violento e grosseiro, foge da sua triste realidade assistindo filmes.
Mas ao ver pela quinta vez "A Rosa Púrpura do Cairo" acontece o impossível!
Quando o herói da fita sai da tela para declarar seu amor por ela, isto provoca um tumulto nos outros atores do filme e logo o ator que encarna o herói viaja para lá, tentando contornar a situação.
Assim, ela se divide entre o ator e o personagem.
Ponto Final - Match Point (2005)
Sinopse:
Ponto Final é um drama sobre a ascendência de um jovem na sociedade, e as terríveis conseqüências de sua ambição. O protagonista fica divido entre duas mulheres, incapaz de encontrar uma saída, até recorrer a uma alternativa extrema. Os atores são todos ingleses e o filme é ambientado na classe alta britânica, com Scarlett Johansson interpretando a bela garota americana que interfere no relacionamento de Jonathan Rhys Meyers e sua esposa, Emily Mortimer. Matthew Goode é irmão abastado de Emily, que dá início aos acontecimentos trágicos.
O que é que há, gatinha? - What's new pussycat? (1965)
Sinopse:
Michael James (O'Toole), o editor da mais famosa revista de moda de Paris, encontra-se rodeado de belas mulheres e com uma embaraçosa tendência à promiscuidade. Para ajudá-lo a dar um jeito definitivamente, em sua complexa vida amorosa, ele confia no Dr. Fritz Fassbender (Sellers). Infelizmente o doutor é mais louco que seus pacientes e os coloca em uma jornada de loucuras e romances. Filme que marca a estréia de Woody Allen como roteirista.
Happy birthday to you, sir Woody Allen!
Kisses, Odeth

Um comentário:

Luly disse...

Que lindo @_@
eu prometi e vou cumprir, assisto quantos filmes dele você quiser.
Mas, vai, pelo menos ele admite que alguns são bons... Não é falso-modesto!!