sexta-feira, dezembro 10, 2010

O palhaço o que é?

Hoje (10 de dezembro) é comemorado desde 1984 o dia do palhaço no Brasil. Parabéns para esses seres que nos alegram. Tomo emprestadas as palavras de um mestre palhacistico para falar dessa figura tão curiosa que é o palhaço:

Palhaços pela própria natureza

Todo mundo nasce palhaço. Sem exceção. Basta observar as crianças pequenas para perceber que elas têm todas as qualidades que um bom palhaço deve ter: são atrapalhadas, sinceras, espontâneas e, por tudo isso, muito engraçadas. Elas não têm o menor medo do ridículo, até porque não fazem idéia do que seja isso.

Infelizmente, com o passar do tempo, de tanto ouvir ‘que feio’, ‘que ridículo’, ‘que isso’, ‘que aquilo’, o palhaço que nasceu com cada criança (isso é, com todos nós) começa a sentir medo, vergonha e decide se esconder. E vai se escondendo, se escondendo... até que um dia some dentro da gente. (De vez em quando ele aparece por conta própria. Na hora do banho, por exemplo, quando a gente canta e dança sem ninguém ver. Mas fechar a torneira e – zupt! – ele some de novo.)

Quando uma pessoa decide ter essa profissão, tem que aprender a reencontrar, sempre que quiser, o palhaço que estava escondido. E isso não é nada fácil, porque o tempo passou, o palhaço lá dentro também cresceu, e agora não sabe quase nada sobre ele. Só com muito trabalho, muita pesquisa de si mesmo é que se pode ir descobrindo como é que ele anda, fala, gesticula e pensa.

Uma grande diferença entre ser ator e ser palhaço é esta: um ator é capaz de interpretar de corpo e alma um personagem que não tem nada a ver com ele (pode ser uma pessoa muito boa, por exemplo, e fazer o papel do mais cruel dos tiranos). O palhaço não interpreta um personagem, ele usa o corpo e a alma para dar vida àquele palhaço que já existe no seu interior. (Roberto Benigni diz que um palhaço interpreta a si mesmo.)

Outra diferença entre o ator e o palhaço é que o primeiro, quando está em cena, vive um mundo de fantasia, num outro lugar, em outro tempo. O segundo não. Para ele, as coisas estão acontecendo aqui e agora. Se alguém espirra na platéia, o palhaço não só ouve, como reage: oferece um lenço, fala ‘saúde’, coisas assim. Uma cena pode ser totalmente alterada por essa relação do palhaço com a platéia e coisas ao seu redor.

François Fratellini certa vez disse: ‘Os comediantes do teatro fazem de conta. Nós, os palhaços, fazemos as coisas de verdade’.”

Claudio Thebas - O Livro Do Palhaço

Info:
Claudio Thebas é ex-baterista, palhaço e escritor
“O Livro do Palhaço”
Editora: Cia das Letrinhas
+ ou – R$ 36,00

E abaixo estão alguns dos meus palhaços preferidos. Parabéns para todos eles:



Palhaços da montagem: Adão (Paulo Federal), Olímpio (Cláudio Thebas), Rubra (Luciana Lopes), Manela (Paola Musatti), Cizar Parker (César Gouvêa), Zinho (Wellington Nogueira), Roberto Bolaños, Du Porto (Gabriela Argento), Emily (Vera Abbud), Mademoiselle Blanche (Rhena de Faria), Manjericão (Eugênio La Salvia), Chabilson (Allan Benatti), Comendador Nelson (Nando Bolognesi) e Woody Allen..

Em especial um parabéns pra um palhaço muito querido:



Smacks povo meu,

2 comentários:

Morena disse...

Eu tenho medo de palhaços! T_T

mas parabéns para todos eles! ^_^

bjs,

http://todamocinha.blogspot.com/

Luly disse...

Primeiro você e depois Thebas. Essas mistura me fez admirar a profissão palhaço cada vez mais.
Feliz dia do palhaço a todos eles!!