sábado, novembro 05, 2011

The Five Book Club + MEME Literário!

Senta que lá vem o post GIGANTE (nossa, deu saudade dos Gigantes agora, mas bora lá) ou senta que lá vem a história. Eram pra ser dois posts separados, mas né? Eu vou acumulando, acumlando e quando vai vê: ops! Já tá na hora de um post com um tema parecido. Pra não ficar dois posts seguidos com o tema livros vamos juntar tudo num bem bolado e ver como fica.

Mês passado eu fui pro encontro do The Five Book Club em Sampa. O The Five é composto pela Clícia, pela Angélica, pela Tathy, pelo Will e pela Jeh Polato. Fui muito divertido. O tema foi autores nacionais e tinha um mucado de autores que eu não conhecia lá. Fiquei com vontade de ler um monte de livros que eu nem sabia da existência. E vi um mucado de gente. Foi muito legal mesmo. Quero ir nos próximos.

Fotinhos dos mimos trazidos do encontro aqui:



Rolou sorteio de vários kits e de livros. E eu, que nunca ganho nada, meu número foi sorteado e eu ganhei esse kit fofo ai de cima. Adorei o butonzinho do The Five.



A Clícia tá fazendo essas capas pra colocar em livros pra vender. Não resisti e comprei essa fofa que tem marcador de página. Linda demais.



A galera do The Five tinha avisado que ia rolar uma troca de livros depois do encontro. Eu levei “Um Dia” do David Nicholls pra troca (que eu comprei repetido na Bienal pra ganhar a eco-bag) e troquei por esse livro ai de cima com o marcador. Não conhecia esse livro, mas gostei da capa e do título.



E na mesa no fim tinha um mucado de marcadores, livretos e panfletos. Esses foram os que eu peguei.

Agora vamos ao...

MEME Literário

Catei a idéia no blog da Clícia, mas vi a Angélica fazendo também. Entonces lalei a idéia das duas. Rs. No original é pra postar uma pergunta (e resposta) por dia, mas a coleguinha aqui não grada dessa coisa de post picado e desorganizado (o TOC mandou lembrança, né?). Lá vai o mega ultra gigante post do MEME literário. Indico Dri, Luly e a Xiba fazerem do jeito que acharem melhor.

1- Que livro você está lendo? Sobre o que é? E está gostando?
No momento eu tô lendo Insaciável, Os Contos de Beedle, o Bardo (quando eu começei a fazer tava lendo os Contos de Beedle, mas já acabei!) e Conversas com Woody Allen (eu sempre leio mais de um livro por vez porque leio de acordo com o humor do dia)... Insaciável eu tava gostando, mas foi me dando uma sensação ruim enquanto eu lia... Os Contos de Beedle, o Bardo estou adorando... Dumbledore é amor mais que puro... E Conversas com Woody Allen é fantástico...

2- Qual o último livro que leu? E qual o próximo livro que lerá?
O último livro que eu li foi Minha Vida Fora de Serie da Paula Pimenta... O próximo livro que eu vou ler não sei, mas provavelmente será Eu do Rick Martin... Que eu comprei porque tava em promoção, mas vi uma entrevista dele na Oprah falando do livro e começei a achar que vou gostar do livro...

3- Você lê resenhas de livros? Elas influenciam na escolha de um livro? Ou na opinião que você tinha sobre um livro lido?
Eu confesso que não tenho custume de ler resenha de livros por preguiça... Não sei se me influencio... As vezes depende de quem escreveu a resenha... Não é livro, mas vou dar um exemplo... Eu tenho um amigo que eu não aceito mais indicação dele pra filme... Porque descobri que os gostos não batem...

4- Aonde você gosta de ler? No sofá? Na cama? No ônibus? O lugar onde você costuma ler é o lugar onde você gosta de ler?
Entonces, eu gostava de ler no busão, mas né? Minha retina deslocou... Entonces tô PROIBIDA em ler em ônibus... "Alegria sem tamanho"... Eu leio muito deitada, na fila (onde eu vó, tem uma fila), esperando (qualquer coisa - a pessoa anciosa não nasceu pra ficar esperando - ai pega e lê)... rs

5- Você costuma abandonar a leitura de um livro? Você está no meio da leitura de um livro, só que odiando. É chato, sem graça, mal escrito... O que faz? Larga-o na mesma hora ou persiste até o final?
Entonces, eu sou campeã de abandonamento de leitura (isso "ecxiste"?)... Já no começo se eu acho que o livro não vai render o que eu espero, eu largo pra lá na boa... Acho que o único livro chatão que eu levei até o final foi um de entrevistas do Zeca Camargo que eu queria ler todas as entrevistas pra ler a do Renato Russo por último (PSICOOOOO)... rs... Mas não me arrependi, porque apesar de chatinho tem umas dicas legais de músicas...

6- Quem (ou o quê) inspirou o seu amor por livros? Conte como foi!
Entonces... Minha mãe sempre amou ler... Mas eu nunca fui muito chegada... Também eu só lia aqueles livros chatos que o colégio mandava... Mas um dia na minha pré-adolescência eu tava num tipico dia de nada pra fazer... Precisava estudar, mas não tinha vontade... O quarto precisava de arumação, mas cadê o ânimo? A tv parecia desinteressante... Fui na minha estante e peguei um livro com a capa engraçada que eu tinha ganho de aniversário de alguém... Começei a ler, a ler, a ler... E nunca mais parei... Entrei nesse mundo e nunca mais sai... O livro era O Gênio do Crime do João Carlos Marinho... E hoje, anos depois, ainda sinto uma alegria quando vejo a capa desse livro... A turma de Bolachão, Pituca, Berenice e Edmundo me acompanharam por vários anos...



7- Você costuma emprestar ou pegar livros emprestados? Sim? Não? Por que?
Pegar emprestado eu não pego nunca porque eu tenho o meu ritmo de leitura conforme as coisas que eu vou fazendo e vai que a pessoa que emprestou as vezes tem pressa... Emprestar eu empresto, mas só pra amigos próximos...

8- Quantos livros você tem? Qual o autor que você mais tem livros? Fale um pouco sobre isso.

A autora que eu mais tenho livro é Meg Cabot... Tenho todos os livros do Diário da Princesa, tenho Todo Garoto Tem, Insaciável (que eu tô lendo) e tenho na fila pra ler Limerte Meu Coração... Agora quantos livros eu tenho, não sei dizer... Mucado de livro espalhado. Rs



9- Você costuma ficar com todos aqueles livros que compra? O que faz com aqueles que não gosta? Troca? Dá? Ou fica?
Eu deveria praticar o desapego, mas não consigo... Fico com todos os livros que compro... É muito difícil eu me desfazer de algum livro... Mesmo aqueles que eu não gosto muito ou os que eu parei na metade... Eu gosto de livro a beça...

10- Se você pudesse escolher um único livro para ganhar / comprar até o final do ano, qual seria?
Mas olha eu falando de Harry Potter de novo: dãaaaaaaaaa... Se eu pudesse comprar apenas um único livro até o fim do ano eu não tenho dúvida de que esse livro seria "Harry Potter - Das Páginas Para a Tela: A Jornada Completa das Filmagens"... Porque, né? HP vicia... rs

11- Cite um livro que fez você rir. Fale um pouco sobre ele.
Putz, pensei, pensei e nada me vem a cabeça... Só me veio a cabeça livros que fazem chorar... Inclusive meus livros preferidos são de fazer chorar...
Pensa pessoa, pensa...
Vou apelar pro Leminski... Paulo Leminki é sem dúvida meu poeta preferido... E um livro dele de poemas que eu gosto muito é Distraidos Venceremos... E a poesia de Leminski é digamos bem puxado pra realidade... E esse lado real, as vezes irônico me faz rir as vezes... Taí... Distraidos Venceremos me faz rir...

12- Se você pudesse conhecer um lugar / mundo que só existisse nos livros qual seria? E por quê?
Um mundo que eu gostaria de conhecer é Wonderland... E de preferência viver todas aquelas aventuras que a Alice viveu lá ;) Quem não gostaria de conhecer um "país de maravilhas?" rs...

13- Se você pudesse trocar de lugar com o personagem de um livro, qual seria? Que história dessa personagem você gostaria de viver?
G-zuis, olha eu aqui falando de Harry Potter de novo... Eu seria com toda a certeza do mundo Luna Lovegood... Eu assisti aos filmes e me identifiquei logo de cara e depois quando fui ler os livros fui me identificando cada vez mais... Qual aventura da Luna eu gostaria de viver? Hum... Acho que ir pra Hogwarts já é uma grande aventura... E é pra lá que eu iria como Luna...

14- Se você pudesse fazer uma pergunta para o seu escritor preferido (vivo ou morto), qual seria o escritor e qual seria a pergunta?
Bom, como eu tenho uma certa intimidade com a minha autora preferida (é uma longa história), então acho que não teria nenhuma pergunta pra fazer pra ela... Mas como o nome do meu blog é por causa de um livro de outro autor (livro O Menino Que Chovia) eu faria a pergunta pra ele... Cláudio Thebas... O Cláudio além de escritor, também é palhaço... Eu perguntaria a ele qual atividade ele gosta mais de exercer....

15- Qual é o seu vilão literário favorito? Por que?
Putz... Hum... Nos filmes em geral eu adoro vilões... Sou da geração Darth Vader que cresceu tendo simpatia por vilões... Já livros... São poucos livros que eu leio que tem vilões de fato... Adoro a saga Harry Potter, mas acho que Voldemort não é um vilão que se preze... Acho que ele dá muita mancada... Ainda na saga Harry Potter, uma personagem que eu diria que é uma mega vilã fodona é Bellatrix Lestrange... Ela é com certeza minha vilã preferida dos livros... É uma vilã de respeito na saga...

16- Cite um livro que você achou que não iria gostar e acabou adorando. Fale sobre ele.
Ah a pergunta mais fácil preu...Harry Potter... Passei anos lutando pra não ler o livro porque era uma puta moda... Só fui ler por causa do parque em Orlando e jurava que não ia gostar porque eu não sou chegada nesses troços de bruxos e talz... Mas né? Ironia do destino... Oia mais uma fã apaixonada pela saga aqui... rs...

17- Cite um livro que você achou que iria gostar e acabou não gostando. Fale sobre ele.
Livro que eu achei que eu ia gostar e eu acabei não gostando é uma porrada de livro que parei de ler no meio... rs... Um deles que eu tava muito pilhada pra ler, mas fail total foi A Princesinha da Frances Hodgson Burnett... Porque eu sou louca com o filme e em 10 páginas já tava achando o livro um saco...

18- Você lê livros que não são para sua idade? Como livros infanto-juvenis ou YA para quem é adulto, ou livros adultos para quem é adolescente.
Acho que eu só leio livros que não são pra minha idade... rs... Tirando as biografias da vida (adoro ler biografia)... Acho que é a única pergunta que não tenho muito o que falar... rs

19- Qual é o livro que você leu, gostou e recomenda para todo mundo ler também?
Pergunta mais fácil ever... Primeiro que eu segundo a própria Angela Carneiro, autora de Caixa Postal 1989, eu sou a maior propagandista e oficial propandista dela e desse livro dela... Foi um livro que na minha adolescência foi um divisor de águas na minha vida... Era meu iching... E outro livro que eu recomendo a todos é o Livro do Palhaço do Claudio Thebas, mesmo pras pessoas que tem medo de palhaço... É um livro curioso e emocionante...



20- Você gosta de poesias? Qual o seu poeta ou poema favorito?
Eu grado de poesia, mas não morro de amores, não... Grado de umas poesias mais realistas, sarcásticas... Por isso meu poeta preferido é Paulo Leminski... Gosto muitos dos haicais dele :)

21- Quanto tempo em média você demora para ler um livro?
Depende MUITOOOOOOOOO do livro que eu tô lendo e da quantidade de tempo que eu tenho pra ler... E as vezes eu tô gostando tanto do livro que quando chega no fimzinho, eu adio o final pra render mais... rs

22- Cite um ou dois livros com títulos que você acha interessante. Você costuma escolher livros pelo título?
Bom eu não escolho livro por título, não... Compro livro em geral pela capa ou quando eu já conheço o autor, pelo autor... Hum... Dois livros que eu acho que tem os títulos digamos curiosos são "A Imaginação Hiperativa de Olivia Joules" da Helen Fielding (que é um livro que eu AMOOOOOOOOOO - a idéia eu já acho genial) e "Bufo & Spallanzani" do Rubem Fonseca (que é outro livro que eu tenho PAIXÃO) e a primeira vista esse título não diz nada, mas depois que se lê o livro, tem tanto significado...

23- Você costumar ler e-books? Ou prefere o bom e velho livro em papel? Por que?
Não grado de ler e-books, não... Sempre o bom e velho livro de papel... Porque, né? O bom e velho problema da retina deslocada, ler muito tempo no pc dói a vista... E eu não tenho kindle... Ok que as vezes eu leio umas fics no enormes no pc (umas de tamanho de livro mesmo), mas tendo a versão em papel eu prefiro (totalmente anti-ecológica mas fazer o que? Minha vista agradece... E fic não rola de ficar imprimindo pra ler...

24- Você lê um livro por vez ou gostar de alternar a leitura em dois ou mais livros?
Eu amo alternar leitura... Sempre leio no mínimo 3 livros por vez... E leio o livro que o humor do dia combina...

25- Tem algum livro que você tenha mais de uma edição do mesmo? Se sim, por que?
Yepi... Pra colecionar... Amooooo... Apanhador No Campo de Centeio a minha edição brasileira é a capa horrorenda que vende nas lojas hoje em dia... Não me conformei, comprei o inglês porque a capa é mais bonita... Os Contos de Beedle, o Bardo eu tenho 3 versões: em português, em francês e em inglês... Porque, né? Como eu já disse Harry Potter vicia... rs... Da saga Harry Potter mesmo além do em português, só o Relíquias da Morte eu tenho em espanhol... Mas eu confesso que eu queria Harry Potter e a Câmara Secreta em todas as línguas pra descobrir como o Tom Riddle chama nos outros paises... Divã tenho a edição normal, a de bolso e o audio-livro (além do filme e da série)... Ah sim e tem a “doença” Alice No País das Maravilhas, que sempre que eu vejo uma edição nova, eu preciso.











26- Qual o maior (em número de páginas) livro que você já leu? Quanto tempo demorou? Fale sobre ele.
Eu acredito que tenha sido sido Harry Potter E A Ordem da Fênix... E casualmente é o meu livro preferido da saga porque é o livro que a Luna (Lovegood) aparece e que Bellatrix faz a sua “boa ação” (pra mim é... rs)...

27- Você costuma fazer anotações enquanto lê? Se sim, onde? A ideia de fazer anotações no próprio livro lhe assusta?
Entonces (putz, voltei com esse troço de entonces) anotações eu não faço, não... Eu gosto muito de sublinhar com marca-texto trechos que eu gosto de um tempo depois ler só o que eu sublinhei... E as vezes eu viajo pensando no que eu tava sentindo quando eu sublinhei determinada frase...

28- O que você faz quando encontra uma palavra que não conhece durante a leitura? Para para procurar no dicionário? Anota para procurar depois? Ou tenta deduzir seu significado pelo contexto?
Eu tento deduzir pelo contexto e marco... E depois quando eu parar a leitura, eu vou no dicionário procurar o que significa...

29- Quantos livros em média você costuma comprar por mês? Você costuma comprar livros em sebos, ou prefere as livrarias? Compra muito pela internet?
Varia muito de mês pra mês a quantidade de livros que eu compro por mês... Até porque quando tem promoção eu piro... rs... Eu prefiro comprar na livraria ao vivo porque ficar pagando frete não é comigo... rs... Só quando o livro é bem chatinho de achar que eu compro pela internet porque daí não tem como escolher, né? Ainda mais eu que sismo com uns livros que ninguém nunca ouviu falar... rs

30- Qual foi o último livro que você comprou? Fale sobre ele.
O último livro que eu comprei foi Trair e Coçar É Só Começar do Marcos Caruso que é baseado na peça, mas eu só vi o filme e amooooooo...

31- Qual o livro que você leu esse ano que mais gostou? Fale sobre ele.
Até agora o livro que eu li esse ano e que mais gostei foi Lonely Hearts Club... Eu não sei se o livro é bom de fato ou se eu li numa fase sensível... E eu lembro que eu tinha assistido o filme Amadeus um tempo antes de ler o livro e eu consegui na minha cabeça juntar Beatles e Mozart... E nisso nasceu um post no meu blog que eu tenho paixão porque, né? Quem em sã consciência juntaria Beatles e Mozart num post? rs...

Era isso...
Meu beijo, Odeth

3 comentários:

Luly disse...

Ai, deve ter sido muito máximo o evento... Imagino o quanto você amou!!
Esse meme é tudo!! ADOREI!! O meu já tá praticamente respondido pra ser publicado na próxima oportunidade!! Muito legal fazer logo de uma vez, eu não ia conseguir publicar picado, pelo menos não no blog.
Fiquei curiosa pra saber a resposta da última pergunta!!

Clícia Godoy disse...

Ahhh!

Foi TUDO te ter no evento!

Sempre que estiver em SP apareça, ou me avise para pelo menos tomarmos uma café juntas!

Um prazer imenso te conhecer!
E que bom que gostou do evento!
=)

Bjinhos
Psiu!
Silêncio Que Eu To Lendo!

Vício de Cultura disse...

Oba, oba, oba, oba!
Falou de The Five, ai que orgulho e ai que bom que você gostou, fico contente mesmo. Eu sei que é difícil vir de tão longe, mas fico feliz que no fim tenha recompensado o esforço! =D

E MEG CABOT? EU AMO!

Beijão
WILL
Vício de Cultura