segunda-feira, junho 20, 2011

I'm Gleek!


Bom... Antes de tudo é bom explicar que quem me conhece (e eu já escrevi isso aqui no blog) sabe que eu não sou extamente o tipo de pessoa "apegada" a musicais. Acho muito difícil a mesclagem do enredo com as músicas e que sejam todas músicas de boa qualidade. Por isso sempre destaco "Grease" na categoria de musicais bem-sucedidos. "Glee" pensando nisso a cada episódio faz a escolha do repertório cada vez mais digamos "popular".

E achava eu que era só pela escolha acertada das músicas que "Glee" havia me cativado. No entanto fui ler “Glee - Guia Da Serie - Não Deixe De Acreditar” (De Erin Balser & Suzanne Gardner, no Brasil lançado pela Rai Editora, 304 páginas, preço mais ou menos R$ 36,00) e descobri que tinha muito nais coisa por trás do seriado. Em primeiríssimo lugar acho muito importante que esse livro é um dos melhores guias que já li sobre qualquer coisa. As autoras sendo fãs da série poderiam escrever um livro chato e cheio de babações de ovo em geral, mas não é o que acontece. Elas mostram também os defeitos da série. E já que gostei tanto do livro, também não vou ficar na babação. Acho que como são são duas mulheres escrevendo, há uma falta de compressão sobre os personagens masculinos da série (o que talvez dificulte os homens a gostarem do livro).

No livro descobri que um dos produtores de Glee é o mesmo que produzia uma série que eu gostava muito que foi exibida de 1999 até 2001 chamada "Popular", que infelizmente foi cancelada no meio da segunda temporada. O livro aliais faz muitas comparações entre "Popular" e "Glee". De fato de bem analisado ambos os seriados tem muito mais em comum do que a escola de pano de fundo e temo eu que "Glee" repita os mesmos erros de "Popular".

"Popular" quando estreiou era uma tipica serie adolescente americana. High School, grupos rivais, enfim... Sem muita destinção de um "Barrados do Baile" da vida. Lá pelo final da primeira temporada os produtores encanaram com isso e resolveram dar uma guinada na história. As histórias foram ficando cada vez mais pesadas. É como se mudassem de um "High School Musical" (no caso sem a música... rs) para um "Aos Treze". O programa foi cancelado quando um dos personagens estava pra morrer de câncer. Acho legal a proposta, mas pra fins comerciais, tem que se "enxergar" que uma pessoa que liga a tv pra ver "Barrados do Baile" não vai querer ver de uma hora pra outra por exemplo sei lá... Fala o nome de um seriado bem dramático ai (não me veio nenhum em mente). Até tem gente que goste das duas coisas (eu sou o caso - que continuei assistindo "Popular" o quanto drama tivesse), mas é um público muito específico.

E "Glee" as vezes me dá a sensação de estar caindo nesse mesmo erro. O foco do seriado é a música, mas nessa segunda temporada, vejo eles querendo focar mais nos dramas dos personagens. Oi??? Cade a parte de que isso já foi feito antes por um de vocês e já não deu certo antes? Espero que eu esteja errada.
Mas de verdade uma coisa que eu gosto muito em "Glee" (que por sinal é uma coisa que eu queria há tempos ver ou na tv ou nos cinemas) são os atores. Não sei como falar isso sem ficar esquisito, mas eles tem caras de pessoas normais. Não são esses plastificados que a gente vê na tv e no cinema normalmente. Eles tem jeito de pessoas que a gente acha que poderia encontrar no meio da rua. Até o "galã" tem cara de gente normal. E isso aproxima do público. :)

Outro ponto alto da série pra mim é a “vilã”: Sue Sylvester. Sue tinha tudo pra ser uma vilãzinha qualquer de quinta, mas quando descobrimos a relação da personagem com a irmã, pode-se dizer que foi uma jogada de mestre. Humanizou a personagem. Em parte por causa do carisma da atriz Jane Lynch (quem assiste “Two and a half men” conhece a cara da Jane há tempos, ela faz a terapeuta do Charlie – e em breve fara uma participação em “I-Carly” como mãe da Sam). Pra mim Sue é uma vilã que se iguala a Darth Vader (de “Star Wars” – o melhor vilão de todos os tempos).

Pra encerrar o post resolvi fazer uma seleção de musicais da primeira temporada que eu destaco.

Episódio: “Coreohairfia” (Hairography)
Número do episódio: 1.11
Música: “Imagine” , John Lennon
Quem canta: Haverbrook School For The Deaf Show Choir
Porque escolhi: Evitando o clichê de escolher primeiro uma música apresentada pelo New Directions, começamos pela concorrência. O fato é que eu amo esse episódio inteiro. E a apresentação do Haverbrook School For The Deaf Show Choir pra “Imagine” é de chorar (eu chorei a primeira vez que vi). Uma tocante apresentação onde o New Directions se juntam a eles.



Episódio: “Coreohairfia” (Hairography)
Número do episódio: 1.11
Música: “True Colors” , Cindy Lauper
Quem canta: New Directions
Porque escolhi: Então... Eu disse que amo o episódio, não é mesmo?!? Por mim colocava todas as músicas desse episódio, mas eu amo “True Colors” e achei que foi uma das apresentações mais bonitas do New Directions. Simples, porém bonita.



Episódio: “Piloto”
Número do episódio: 1.01
Música: “Rehab” , Amy Winehouse
Quem canta: Vocal Adrenaline
Porque escolhi: Falando na concorrência de verdade do New Directions, é do Vocal Adrenaline que estamos falando. E foi a apresentação do primeiro episódio que eu mais gostei (nada a ver com o romance Rachel e Jesse que ocorrerá mais pra frente).



Episódio: “Acafellas”
Número do episódio: 1.03
Música: “I Wanna Sex You Up” , Color me Badd
Quem canta: Acafellas
Porque escolhi: Video mesmo não achei nenhum do Acafellas, mas queria porque queria colocar uma música deles aqui. Uma pena que o projeo do Will não tenha durado mais que um episódio, mas ainda assim acho fantástico.



Episódio: “Era Uma Vez Um Colchão” (Mattress)
Número do episódio: 1.12
Música: “Jump” , Van Halen
Quem canta: New Directions
Porque escolhi: É uma das músicas do Glee que eu mais ouço. A preferida do meu iphod. E eu simplesmente amo o clipe.



Episódio: “O Poder de Madonna” (The Power Of Madonna)
Número do episódio: 1.15
Música: “Vogue” , Madonna
Quem canta: Sue Silvester
Porque escolhi: Óbvio que eu tinha que escolher um video da Sue cantando. E como eu adoro a Madonna e no episódio foi idéia da Sue, vamos de Sue interpretando Madonna. Dei a sorte de achar um video comparativo com o original de “Vogue” com a versão da Sue e ficou quase igual.



Episódio: “Regionais” (Jouney)
Número do episódio: 1.22
Música: “Over The Rainbow” , Israel Kamakawiwo’ole
Quem canta: Will acompanhado por Puck no violão
Porque escolhi: É a última música da do último episódio da primeira temporada. É um jeito bonito de se terminar a temporada. Tendo em vista que lá no começo Puck era o cara que jogava o Artie na lixeira e mesmo a Quinn sendo uma grande vaca, vemos o quanto o Puck (e porque não dizer também que por tabela o Finn) aprendeu muito com a gravidez dela. E Will querendo ensinar (aos seus alunos e a Emma) aprendeu mais do que ensinou. É também essa minha música preferida do “Mágico de Oz”.



Meu beijo, Odeth

3 comentários:

Luly disse...

Eu nunca vi Glee direito, mas quando abri o vídeo de Imagine comecei a chorar imediatamente. Que lindo, meu Deus!!

Eu tenho vontade de assistir porque já procurei a trilha sonora e tem váááááááárias músicas que realmente gosto muito, pretendo assistir, de verdade. E é difícil eu me interessar por um seriado assim!! Mas amo musicais, é quase uma tara.

Mas nem preciso dizer que o que me deu mais vontade ainda foi quando vi AVPM!!

dri disse...

Rs ... Grease é tudo de bão rs !
Vamos lá ver tua analise de Glee rs !
Hum ... o livro deve ser legal ...
Talvez essa falta do olhar masculino do livro ... de repente poderia ser suprindo se elas tivessem convidado um amigo que gostasse da serie para escrever também ... poderia dar certo ... ou não vai saber rs .... hahaha seriado dramatico ? hum ... talvez Felicity ? rs Afinal Felicity nunca teve objetivo de ser uma seriado feliz rs ... apesar do nome da personagem rs ... hahaha e verdade rs ... eles tem caras de normais ... não é aquele tipo de beleza obvia rs .. rs
Gosto da Sue .. tenho uma relação de amor e ódio com ela rs ... alias vários personagens eu tenho esse tipo de relação ... depende da situação e o contexto da história ... acho que a única personagem que consigo odiar o tempo todo é mulher do Will rs

Ana disse...

Só tenho a comentar que eu também adoro essas músicas todas, também acho a Sue, ou melhor a Jane, PHODA e a gente tem que conversar mais sobre glee!
Tem "enredos" que eu não suporto, tipo a mulher do Will no começo. Mas pro final da segunda temporada já tava bem melhor pro meu gosto...As músicas, nem se fala!
Beijos!!!!