domingo, agosto 14, 2011

Marcando os livros!

Vamos lá. Finalmente parei e sentei... rs. Finalmente um post que NÃO é sobre Harry Potter (hehehehe). Tô aqui pra falar de marcadores de páginas. Por onde começar? Bora começar por onde não tem sentido nenhum: o MBB. O MBB tá chegando. O que jacaré tem a ver com peixe? Nada. Mas calma que tudo tem sentido nesse blog (ou não). A vibe de falar do MBB nesse post é porque estou escrevendo um post sobre o dito cujo (aguardem no “mei” de setembro um post bonecal). E como o MBB é um concurso de dolls COLECIONÁVEIS: o gancho é esse. Na verdade a intenção é fazer de uma série de itens colecionáveis até o dia do post do MBB (que eu não sei onde raios eu enfiei meu caderninho com datas, mas olha a coencidência o dia do post do MBB coencide com o fim do MBB... rs).

Mas chega de fazer gracinha. Bora parar de MARCAR touca e parar com essa “embromeichom” (hã, hã, marcadores, marcar)... É melhor parar com esse festival de piada ruim porque, né? Eu herdei da minha mãe esse dom (isso é dom?) de colecionar. Falou que a tranqueira é colecionável, já fico animada. Eu ao menos tento (perceberam a intenção do tento, né?) colecionar umas coisas mais uteis que minha mãe (que por exemplo colecionava cinzeiro e nem fumar ela fumava – oi???). Confesso que algumas tem suas utilidades (como a de marcadores), mas outras (como a de dolls) tem utilidade nenhuma. Rs.

A vibe de colecionar marcadores começou porque eu gosto de ler e coleciono livros. Não sei a partir de quantos eu já passei a chamar de coleção, mas hoje em dia eu tenho um número razoável. Foto da coleção:



E nessa foto nem estão todos. Deixei alguns especiais pra colocar em fotos separadas.

Minha livraria preferida é a Cultura então eu tenho um carinho grande pelos marcadores de lá:



Sempre que tem marcador novo de lá eu fico empolgada. Alguns outros também são mega especiais na minha coleção:



O De HP nem precisa explicar, né? Rs. O do Iluminado (El Resplandor) eu adoro o filme, sou louca pra ler o livro (por causa de Friends – é o livro que o Joey coloca no congelador) e o marcador é de Buenos Aires. O vermelhinho de chocolate eu comprei na Virgin (faz som de choro ao pronunciar isso), que era uma loja que eu gostava MUITO e infelizmente a loja fechou. Marcador de Fazendo Meu Filme da Paula Pimenta, que é uma coleção que eu gosto muito. O do koala foi presente da da fofa da Cacau. O do Cazuza é porque eu AMO Cazuza. Ironia é porque eu gosto muito do livro. Leitura para Todos porque é de um projeto que eu gosto muito. Da Lucy com o Snoopy foi feito e eu ganhei de presente da queridona da Maricota. O do California Coffee é da época que eu ia muito lá. E do Estranho Mundo de Jack é porque adoro o filme.

E esses dias chegaram os marcadores que eu troquei com a Clícia. Aqui no blog eu coloquei a listinha de alguns marcadores que eu tô querendo e por um acaso a Clícia do Silêncio Que Eu Tô Lendo tinha dois dos marcadores que eu tava querendo. Propus a troca pra ela e ela topou. Adoro o blog dela e ela foi super fofa. Chegaram super rápido.



E ela ainda me mandou essas folhinhas lindas. Super foram pra coleção de folhinhas decoradas 



Esse de Harry e Seus Fãs eu adorei o formato dele. O livro em si ainda não li, mas me prometi que é o próximo livro que eu vou começar a ler (em setembro – depois que o MBB acabar). Porque eu tô com uma lista de 24 livros pra ler (isso sem contar o Bandido – tipo a minha resolução de ano novo, né? Daqui a pouco o ano acaba e eu vou continuar chupando o dedo. “Obrigada” Toninho Vaz) e mais dois pra reler e a fila não anda porque, né? Eu encasqueto daqui e encasqueto de lá e tô lendo 4 livros ao mesmo tempo. Rs. Daqui a pouco não sei mais do que se trata o que, né?



A tcharan: A Batalha do Apocalipse do Eduardo Spohr, que a galera que acompanha o Nerdcast há mais tempo conhece ele como Vince Glotto. E com o lançamento de Filhos do Eden (volume 1) eu já tô querendo livro e marcador do mesmo. A Batalha do Apocalipse é um dos 24 livros que tão na fila de leitura, mas eu se possível queria ler antes da Bienal, mas acho que não vai rolar...

Acho que era isso. E você, gosta de colecionar o que?
Meu beijo, Odeth

PS: Feliz dia dos pais pra todos os pais (em especial pro meu)!

segunda-feira, agosto 01, 2011

Yates e as mulheres!

Bora lá... Isso aqui já até tá ficando chato. Tá parecendo que é um blog só de HP ou um blog anti-Cinemark, mas fazer o que, né? Foram 14 horas (é... e eu tava achando que as 6 horas do dia da compra do ingresso eram muito... rs). Eu até tava escrevendo um post sobre filmes que eu não recomendo (que eu nem sei se vou ter coragem de postar), mas o dedinho tá coçando pra falar do filme. (O post terá spoleirs do livro e do filme)

Mas vamos lá. Antes quero falar da minha relação com o livro e com o diretor, David Yates. Primeiro: o livro. Relíquias da Morte tá bem longe de ser meu livro preferido. Aliáis é um dos que eu menos gosto. E eu quando terminei de ler, terminei até bem. Só revoltada com a morte da Tonks. 3 meses depois que tinha terminado de ler o livro, ainda tava revoltada. Dai pra frente tudo passou a me revoltar. Desde “eu abro no fecho” até Narcisa Malfoy. Adicione a isso eu ser uma pessoa louca por vilões e Voldemort é simplesmente o pior vilão de todos os tempos. Trabalhei a frustração. Bellatrix ao menos está lá pra salvar a honra dos vilãs (essa sim impõe respeito no mundo dos vilões). A primeira parte do livro (mostrada em Relíquias da Morte – parte 1) até me agrada. No entando a guerra em si... Enfim... Não tamo aqui pra falar do livro, mas sim do filme. A idéia era só dizer que pra mim não é um dos melhores da saga. O que me leva ao livro que eu gosto...

... Ordem da Fênix! Esse sim é meu livro preferido. Dá voltas e voltas no quarteirão, mas eu gosto a beça. Gosto da relação dos persoangens, gosto porque a Luna aparece e gosto porque é nele que damos tchau pra Sirius Black. E olha a coencidência: Ordem da Fênix foi o primeiro filme dirigido por David Yates. E tcharan... O filme ficou uma bosta. Na verdade eu amava a direção de Chris Columbus (A Pedra Filosofal e A Câmara Secreta) e posso dizer que Affoso Cuarón (Prisioneiro de Azkaban) mandou bem. Desde a direção de Mike Newell (Cálice de Fogo) os filmes passaram meio a ser uma esculhambação. No Enigma do Príncipe meu problema com David Yates permaneceu. O filme ao todo não acho dos piores, mas a cena que eu acho mais linda no livro foi prejudicada no filme pela falta de um personagem (a cena do banheiro – que no filme arrancaram a Murta da cena).

Por isso David Yates pra mim sempre foi sinônimo de torcer o nariz. No entanto quando assisti Relíquias da Morte – parte 2 ele fez valer o ditado que diz que “a prática leva a perfeição” porque eu nunca vi um leite de pedra tão grande. 3 filmes dirigidos por ele da saga que não gostei, mas bastou um MUITO BOM preu ficar fã. Me arrisco a dizer que foi o maior leite de pedra da história do cinema. Porque eu já tava indo pro cinema com a batalha vencida. Depois que assisti ao trailler umas 200 vezes nas 12 horas que eu fiquei na fila da pré eu tava certa: o filme ia ser uma bosta. E não é que não foi. A explicação? Duas palavrinhas: Maggie Smith.
De maneira alguma tiro o merito dos outros atores. Principalmente de Alan Rickman e de Matthew Lewis que são atores que cujo os personagens tem mais destaque no filme depois de Dan, Rupert e Emma. De maneira alguma tiro o merito deles, mas o brilho e a estrela desse filme é Maggie Smith.

Quando foi que eu me dei conta disso? Quando fui ver o filme na estréia. Epa, epa, epa. Pera lá. Na pré eu sabia que tinha algo estranho na cena da luta da Minerva com o Snape onde eu me vi na cadeira do cinema quicando torcendo pela Minerva. Tendo em vista que Snape é meu personagem preferido no filme e que Minerva tá bem longe das personagens preferidas e “i hate gryffindor” (na verdade gosto de qualquer casa que não seja grifinória...rs). Quando fui assistir o filme na estréia a resposta estava lá: o cinema inteiro gritando Maggie Smith na hora em que ela apareceu. Maggie é incrível. Ela rouba as cenas numa classe incrível. “I’m Maggie Smith fan”. Fodastica. Linda, linda, linda! Sou fã mesmo dela.

Comentários que eu tenho a fazer sobre o filme:
1- Tiraram a cena que eu mais queria ver, mas substituiram por uma melhor. O que eu mais queria ver era Harry Testa Rachada Potter metido a engraçadinho. E como o beijo de Ron e Herminone foi transferido pra Câmama Secreta, não tivemos o momento “comedian” de Harry. Pra compensar tivemos Harry dando um passa fora em Aberforth que eu AMEI (Alvo mora em meu coração para todo o sempre, mas ergh Aberforth).

2- David Yates me fez gostar de Harry Testa Rachada Potter. Não gosto do personagem nos livros e em nenhum dos filmes, mas em Relíquias da Morte – parte 2 o bendito me cativou.

3- Finalmente um filme de Harry Potter onde Gary Oldman aparece e eu não tô com ódio do personagem dele (ok o fato dos dois personagens que eu mais odeio de toda a saga,Lily Evans e James Potter,estarem do lado dele ajudaram).

4- O poder de convencimento de Alan Rickman. O maquiagem dele tava escrota a beça, mas quando o ator é foda não tem o que derrube ele. AMO Snape, mas eu entendo que é um personagem que tinha que morrer. A morte do Snape no livro não me afetou tanto quanto a cena no filme. Alan Rickman rocks :)

5- Achei bom a ladainha da história da Ariana ser semi-cortada do filme. Desnecessária essa vibe Rita Skeeter do Aberforth de ficar queimando o filme de Alvo. Enxergo o lado escroto de Dumbie e amo ele assim mesmo.

6- Tem coisas que eu simplesmente não entendo. Antes era um tal de “não entendo de onde os fãs tiraram que Neville tinha que ficar com Luna” e só porque o cara é David Yates ele pode fazer o que quiser com os personagens. Ah pode não. Porque, né? Dumbledore é gay. Oi???? Quer dizer no poderoso Dumbie ninguém pode mexer, mas nos personagens ralé tá tudo tranquilo. Reduziram o herói da saga a ralé. “Bom, muito bom”.

7- Por que raios colocaram a morte do Fred depois do Snape? Quando o cinema inteiro tava chocado com o poder de convencimento do Alan Rickman quando de repente muito de relance aparece um Fred caindo.

8- Voldemort comedian foi massa. “Hehehehe”. Já que tio Voldie meio que fail como vilão, bora colocar ele como comediante. Ele abraçando o Draco foi “mara”. Alguém no Tumblr comparou o abraço dele no Draco com os abraços do Sheldon (Cooper) na Penny (TBBT). Não é que faz sentido. E Draco é loirinho igual a Penny. "Hehehe".

9- Pra que eu vi Tonks e Lupin mortos se Voldemort virou porpurina depois??? Oi? Qual a vibe? Nagini virando fumaça eu até entendo, mas...

10- Fodastica a interpretação Helena Bonham Carter como Hermione. A mulher é foda. Simples assim. É até ironico que numa saga onde a maioria dos personagens de maior relevância são masculinos, as atrizes que tem destaque. Helena Bonham Carter, Maggie Smith, Julie Walters, Natalia Tena, Helen McCrory e a tchuca da Evanna Lynch estão de parabéns. Esse filme pertence a elas.

Acho que era isso...
Beijo, beijo, beijo, Odeth