sábado, fevereiro 27, 2010

Odeth no divã...


Então... Ensaiei escrever sobre “Werther” e o Jornalismo, mas larguei no meio do caminho. Porque o Jornalismo tem alguns problemas, mas o problema maior é meu. São os meus olhos que não brilham. Essa semana foi corrida, foi difícil. Em anos de TNSL pela primeira vez me vi perdendo a paciência de vez. Tô precisando trabalhar a paciência, a calma. Porque a frustração eu já trabalhei muito essa semana. Pensei em escrever sobre a minha comodidade, mas vou deixar isso pra um próximo post. Hoje não quero usar palavras minhas...

Sabe quando você pega um livro e pensa: queria eu ter escrito ele? Foi o que eu pensei quando terminei de ler “Divã” da Martha Medeiros. Usando a famosa frase de miss Tina, “é uma pena que eu não esteja de chapéu agora, porque se eu estivesse, nesse exato momento o tiraria para” Martha Medeiros. Ela é uma das melhores escritoras do seu tempo. E lendo e relendo e “Divã” pude constatar porque tanta gente não gostou do filme: o livro é infinitamente melhor (e olha que adoro os trabalhos da Lilia Cabral tanto pra cinema quanto pra tv).

Eu ainda estou no meio da minha releitura, mas quero selecionar aqui alguns trechos que muito me emocionaram. Com vocês, Martha Medeiros, Mercedes, eu e você no divã:

“...mas nunca somos nós mesmos na presença de testemunhas”.

“Se eu lhe disser que estou com medo de ser feliz para sempre, o que você diria? Se ser feliz para sempre é aceitar com resignação católica o pão nosso de cada dia e sentir-se imune a todas tentações, então é deste paraíso que quero fugir”.

“Não importa a idade que temos, há sempre um momento em que é preciso chamar um adulto.
...
Quem sabe não é por isso que estou aqui, Lopes? Se algo der errado, é só chamar um adulto”.

“nenhuma vida é original. Nascemos e morremos, e no espaço entre uma coisa e outra estudamos, trabalhamos, casamos, temos filhos e netos, praticamos exercícios, adoecemos. Ninguém escapa desse script, não há outras opções. Por isso o álcool, o jazz, o esoterismo, a religião, o Kama-sutra: é preciso encontrar alguma fresta, é preciso reinventar uma história que não seja cópia, que não entre para as estatísticas, que escape”.

“Eu tenho medo é desta eterna vigilância interior, tenho medo do que me impede de falhar”.

“Domingo é meu inferno astral. Duvido que haja algo mais entediante. É dia de descansar, de almoço em família, de ir ao parque: o domingo é benevolente demais. Não tem a malícia do sábado nem a determinação da segunda. É um dia em cima do muro, não é dia de festa nem de trabalho. Nem lá, nem cá. Nem mais, nem menos.
...
Viver tem que ser perturbador, é preciso que nossos anjos e demônios sejam despertados, e com eles sua raiva, seu orgulho, seu asco, sua adoração ou seu desprezo. O que não faz você mover um músculo, o que não faz você estremecer, suar, desatinar, não merece fazer parte da sua biografia.
...
Como você foi na prova? Mais ou menos. Como foi seu dia? Mais ou menos. João acha cansativo responder diferente, porque coisas muito boas e coisas muito ruins exigem explicação. Coisas mais ou menos estão explicadas por si mesmas”.

“Eu não pensava tanto nisso antigamente, beleza era uma coisa que eu não tinha e não corria atrás, mas com o passar do tempo comecei a investir mais no visual, e olha, isso só demonstra que minha cabeça evoluiu. Eu, como as demias feiosas, costumava achar que quem liga para a aparência é fútil, mas a passagem dos anos me prensou contra a parede e me fez ver que um batonzinho não corrompe ninguém”.

“... nada é gratuito”.

“Dizem que as pessoas se apaixonam pela sensação de estar amando, e não pelo amado”.

“O inferno não são os outros. O inferno são os outros sem atrativos para mim”.

“Megera, assumo. Meu egoísmo não é material, não é financeiro: gosto de dinheiro mas não sou escravizada por ele, distribuo o pouco que ganho sem pesar. Meu egoísmo é o de não conseguir repartir emoções. Não tenho conseguido dar nem receber; Só atento para o que nasce em mim e em mim se desfaz, morre, é consumido”.

Era isso... Beijos analisados,
Odeth

quinta-feira, fevereiro 18, 2010

Toni in Wonderland...


A senhorita Amor Puro me indicou num post e cá estou envolvida em escrever sobre isso. A brincadeira chama ”Qual celebridade seria você em um filme sobre a sua vida??”. Queimei os neuronios pensando em alguém, mas nada e nem ninguém me veio à cabeça. Tentei o site que a Amor Puro me recomendou, o tal MyHeritage.com, mas não rolou. A primeira foto o sitezinho me disse que eu pareço um homem morto (post passado eu falei que tinha um Buck dentro de mim e o site meio que levou a sério demais isso... rs). A segunda e a terceira foto o site não reconheceu meu rosto (“oh beleza”). E a quarta foto que eu mandei, me disseram que eu parecia uma moça que eu não tenho nem noção de quem seja. Então acho que nenhuma celebridade seria eu em filme nenhum. Sou forma única, tá ? rs... Mas falando sério. Não me acho parecida com ninguém (vai ver é por causa dessa cara estranha que eu tenho que o povo lembra de mim tão facilmente... rs). No entanto, se alguém tivesse que me fazer em um filme, com certeza eu gostaria que fosse la diva Toni Collete.

Porque oi... eu sou fã da Toni para todo o sempre. Porque foi por causa da Toni que eu tomei simpatia pelo cinema (cinema é simpatia mesmo, teatro é paixão, amor do mais puro). São com a Toni os melhores filmes (“O Casamento de Muriel”, “Em Seu Lugar”, “As Horas”, “Sexto Sentido”, “Connie e Carla”, “Pequena Miss Sunshine” e por ai vai). Porque oi... A Toni não é apenas uma excelente atriz, mas também uma cantora divina. Porque a Toni é diva quase suprema (quase porque pra chegar aos pés de Luciana Lopes, ela tem que rebolar muito... rs). E eu fisicamente lembro bem vagamente a Toni. Sou “mei” gordinha igual a Toni. Tenho a cara “mei” esquisita que nem a Toni. E não sou nada popular e eu nem sei se a Toni é celebridade direito. Porque celebridade pra mim é alguém que geral sabe da existência. E convenhamos que a Toni num é muito conhecida por essas bandas de cá... rs

Acho que personagem seria mais fácil de me identificar. Ai com toda certeza, eu seria Alice. Não sendo mais loira, mas com toda a certeza do mundo eu sou uma pessoa de Wonderland. Sinto-me perdida, confusa. Tenho a impressão que vivo um pesadelo. O tempo parou e estou presa num mundo surreal. Não sei como cheguei aqui, onde estou e como faço para ir embora daqui (e eu gostaria muito de ir embra). Minhas certezas com o passar do tempo tornaram-se dúvidas. As pessoas vivem me condenando por eu não ser igual aos outros (talvez venha dai a dificuldade de me identificar com alguém). Meus amigos são a personificação de algo que não sei explicar. Vivo sonhando com um mundo de maravilhas (que não existem). Quer mais chá?

No mais... Um beijo na testa,
Tonilice ou Alice Collete ou Odeth ou Bete ou Hamburguer de Frango ou Fantinha ou Rádio-relógio ou Maria Elisa ou Louca ou Habitué ou Cabelereira ou simplesmente PRIMA!

PS1: Esse PRIMA a senhorita Amor Puro vai entender.
PS2: Queria agradecer o calendário fofo PAKKA que eu ganhei da Coisa Pakka. O calendário é amor e está sempre comigo.
PS3: Próximo post prometo: nada de Toni!

quarta-feira, fevereiro 17, 2010

Prazer, Tara...

Há tempos eu queria ver Toni Collete em um produto pra telinha e confesso que além de “United States of Tara” ter realizado essa minha vontade, em momento nenhum me desapontou. Tenho que dizer: é uma das melhores series criada nos últimos anos. Lembro, inclusive, de já ter comentado com dois amigos o tema da série, antes mesmo de pensar na possibilidade da existência da mesma. Não exatamente a parte da loucura, mas a parte da mulher moderna, que é muito bem representada. E o que a Tara nos traz é isso: a mulher que não quer ser rotulada. A mulher que é muitas em uma só. Citando a brasileirisima Martha Medeiros com a personagem Mercedes de “Divã”, “sou promiscua. Sou tantas mulheres em uma só”.

Em “United States of Tara”, Toni mostra o porquê de ser uma das melhores atrizes do seu tempo. A transição de Tara para suas outras personalidades é natural. E Toni nos convence de cada personalidade. Vai da mulher “normal” Tara para a adolescente “T”. Da “T” pro leão que existe em toda mulher que leva o nome de Buck. E de Buck para a adorável dona de casa Alice. E transita entre esses personagens com uma naturalidade incrível.

E por mais que o tema de “United States of Tara” seja a loucura, a graça não está ai. O que torna tudo divertido é a relação de Tara com as personalidades que ela acredita não ser ela. Como por exemplo o ciúmes dela quando descobre que a “T” tascou um beijo e Max. Eu acredito que no fundo, bem lá no fundo todas as mulheres tem um pouco da “T”, um pouco do Buck, um pouco da Alice e muito da Tara dentro de si.

Meu beijo a todos,
Tara, ops... Odeth

quarta-feira, fevereiro 10, 2010

Quem será???



Entonces... Uma das minhas resoluções de ano novo era parar de ouvir coisas alternativas demais. Porque, né? Oi... Vamos combinar que Akon vai pro BBB10 encoxar a Lia num showzinho de playbacky e eu descubro que eu sou a única pessoa sobre a face da terra que não sabia quem era Akon (as pessoas devem se perguntar: em que planeta essa pessoa vive, né?). E já que as pessoas já acham que eu vive em outro planeta (não só pelo fato de eu não saber quem é Akon – que aliáis diga-se de passagem eu não tava perdendo grandes coisas – mas por outras “coisitas más”), vamos falar um cadim de uma dessas melodias alternativas que eu ando escutando.

Mas “perae”; um segundo. Antes de falar deles, vamos dar umas voltas no quarteirão (oia eu citando Paty Patissy zenti) primeiro. Explicações que eu tenho que dar. Primeiro é que desde que descobri o lado ator do meu cantor/letrista preferido (Renato Russo – no curta “Sentindo o Peso da Gravidade” – exibido na mostra “Renato Russo Manfredini Jr.” criada e apresentada pelo CCBB de Brasília no ano de 2004) passei a prestar mais atenção nas pessoas multimídias (e aqui acho super valido citar Claudio Thebas – cade o pote? - como uma das pessoas multimídias mais phodas que já vi). Pessoas multimídias são aquelas que eventualmente fazem mais de uma coisa como profissão e são ótimas em todas elas. As pessoas que só fazem quando tem certeza que vai dar certo (e os 3 Gigantes super se encaixam nessa definição). Tendo em vista isso e rodeando mais um pouco. Eu sentre tive uma relação estranha com palhaços. Assistia Bozo, vovó Mafalda e papai Papudo com alegria, mas ao vivo eram outros 500. Não tinha pânico, mas estava bem longe de gostar de palhaços. Em parte porque até então eu só sabia da existencia de clowns no circo. E como eu não gosto de circo, zoológico e coisas do genero (aflixação de ver os animais presos), era decretado que eu e palhaços não formavamos uma boa mistura.

Voltando só mais um pouco, falando um pouco do “Jogando no Quintal” (eu juro que eles não me pagam preu fazer propaganda deles, eles são realmente bons). A primeira vez que fui assistir o “Jogando” ao vivo a minha intenção era apenas ver o Ballas (porque até então a fixação era assistir a tudo ligado ao “Improvável”). Eu não sabia bem como funcionava. Sabia apenas que era um espetáculo de palhaços. Então lá fui eu pro teatro sem expectativas. E talvez pela falta de expectativas, eu sai do teatro completamente apaixonada. Encantada, dormi de nariz vermelho. E no dia seguinte, nas mãos de Paulo Federal nasceu Odeth. Entre as pessoas que estavam no palco naquela noite estavam os 3 gigantes: Lúuuuuuuu-ciana Lopes, Marco Gonçalves e Eugênio La Salvia (respectivamente Rubra, Fonseca e Manjericão).

Com o nome “Jogando no Quintal” em mãos lá fui eu bancar a detetive. O santo padroeiro dos universitários preguiçosos (o Google... rs) e o Iutubiu foram meus aliados nessa pesquisa. E foi com a ajuda deles é que descobri site da “Banda Gigante”. Achei a comunidade no Orkut e site. Em pouco tempo eu estava com o cd deles (“Movimenta o c.e.l.e.b.r.o”) em mãos. Foi amor a primeira ouvida. Em pouquíssimo tempo “Não pare na pista” (sucesso de Raul Seixas), “Catimbirimbéu”, “Tamanduá humano” e “Uma música” já eram hits absolutos no meu mp3. Músicas infantis (???) de excelente gosto.

A banda é formada por Rubra, Fonseca e Manjericão (respectivamente Luciana Lopes, Marco Gonçalves e Eugenio La Salvia). E preciso comentar??? Lúuuuu-ciana Lopes é a DIVA clown. Baixinha e baterista que consegue roubar a cena na maior classe. Quem ouvir a versão de los Gigantes pra “Não pare na pista” e não rir da Rubra continuando a cantar depois que a banda para, não ri de mais nada. Se eu tivesse 1/3 do talento e do carisma da Lú (já presenciei ao vivo o poder da Rubra com um vendaval da platéia – show de bola), tava feliz da vida. Marcão é a “persona que nom ecxiste”. Sim... Porque oi... A pessoa ensaia, faz duas horas de espetáculo e quando acaba em vez de ir pra casa, ele senta ao piano e começa a tocar e cantar. Ou essa “persona nom ecxiste” ou é simplesmente PHODA! E Eugênio é o moço que só abre a boca quando tem absoluta CERTEZA do que está falando. E pode ter certeza que quando ele fala é pra alegrar. Manjericones me ganhou em 5 segundos.

Excelentes palhaços e músicos, eles são de fato GIGANTES: gigantes no talento, no amor pelo que fazem (expressos nos olhares), gigantes de carisma. Quem quiser saver mais:
Comunidade Adoro o Manjericão
Comunidade Rubra - a palhaça poliglota!
Comunidade Amamos o Fonseca
Comunidade Fonseca (Marco Gonçalves)
Comunidade Marco Gonçalves OFICIAL!!!!
Comunidade Banda Gigante
Comunidade Banda Gigante [2]
Comunidade Quer rir?? Jogando no Quintal!
Site Banda Gigante
Site Jogando no Quintal

Aproveitando o post: lembrando coisas que eu aprendi com o “Jogando no Quintal”:

• Eu + “Jogando no Quintal” = frases melosas pra deixar qualquer um diabético

• “Jogando no Quintal” vicia e consumido em doses altas não faz mal, pelo contrário, até alivia.

• O camarim é um bom lugar pra ver cenas que você não queria ver (embora o palco as vezes também o seja – porque oi, né? Bolinha de gude “nom” rola).

• Facebook e Orkut em excesso fazem muito mal.

• Pintar o cabelo de preto e “punhá” uma franja achando que não vão te reconhecer é uma PÉSSIMA idéia.

• Cantar o hino do Clube de Regatas Cotoxó animadamente denuncia o seu vício pelo “Jogando no Quintal”.

• Pra fazer parte do “Jogando no Quintal” tem que ser gente em conserva (potinho pra todo mundo).

• Daniela Mercury existe!

• Não posso ficar puta se a platéia dá ponto para uma equipe que deveria ser ponto do integrante da banda.

• Se você é homem NUNCA deve usar calça legging branca.

• Quem nasceu pra ser DIVA jamais deixará sua divindade.

• A situação constrangedora de hoje pode virar sua piada mais bem sucedida amanhã.

• A palavra PHODA nunca antes fora empregada de maneira correta como agora.

• “Jogando no Quintal” é uma fábrica de “OIN MOMENTS”.

• A Takara não quer contar pra gente mas ela também “fabrica” seres humanos. E mandou um uma Casual Affair de carne e osso pro Brasil.

E pra fechar o post com chave de ouro, uma imagem dos 7 anos do “Jogando no Quintal” (só porque eu tava lá). Imagem surrupiada do facebook da Lúuuuuu... ciana Lopes:



Rubra Monroe saindo de uma caixa cantanto “happy birthday to you” mister presidents pro Ballas (** calça listrada **) e pro Cesar, Olímpio vestido de Engov, Emily e seus incensos, Blanche “rubra” (huahauaahau... trocadalho infame) e ainda se vê o guarda-chuva de uma árvore de natal que “nom ecxiste”.

Beijos palhacisticos,
Odeth

PS: Próximo post mais amor: United States of Tara!

sexta-feira, fevereiro 05, 2010

A menina que chove...

Careca, menina, amor, violino, radinho, baralho, sonho, vida, ternura, correspondido, felicidade, cancêr, acabar, lágrima.
Para muitas pessoas essas são apenas palavras. Para mim elas contam uma história de princesa que não teve um final feliz.
Porque você foi embora e eu nem sequer pude lhe dar um adeus e dizer-lhe o quanto você é especial.
Você se foi, mas ficou. Ficou em um filme sensacional, num livro marcante, numa linda flor, no palco de um enorme teatro...
Porque tudo que é belo, fantástico e que me faz bem, me faz lembrar você.
Todos os dias quando repouso minha cabeça sob o travesseiro minhas orações são para você.
Porque você me faz falta! Simples assim.
"Eu perdi a única pessoa que me amava como eu realmente sou".
E usando as palavras de um anjo que Deus colocou em minha vida:
"Eu poderia então lhe mandar um postal de um pôr-do-sol e você o colocaria com um alfinete em uma parede de cortiça e então teria o seu sol particular. Mas hoje não dá, estou chovendo".

Com o nariz mais pra azul do que vermelho,
Odeth

PS: O post de hoje era pra ser Gigante, mas estou pequenininha. Sem falta próximo post sobre eles: GIGANTES!

terça-feira, fevereiro 02, 2010

As Olívias respondem e eu comento...


Sheila Friedhofer, Cristiane Wersom, Marianna Armellini e Renata Augusto. Foto surrupiada do Google.

Entonces... A nova mania/doença da internet é o tal “Formspring.me”, o site para de fazer perguntas. Andei me divertindo a beça com o perfil das Olívias (grupo paulista de 4 atrizes que fazem esquetes de humor) no site. Resolvi aqui fazer uma seleção das melhores perguntas e respostas das meninas (as perguntas que não tem nome são anônimas). E possiveis comentários entre parenteses. Fica a dica: leiam com um pote de Nutella do lado.

Um sonho! by WellCruz
De valsa!
(Excelente!)

alguma de vocês pegaria o zé do caixão ? by TaySanna
Pra levar na manicure.

O ovo ou a Dercy? by helenaclaro
Dercy.

Já que vocês amam tanto Nutella assim, vcs já tentaram comer de colher direto do pote, que nem eu??
Nós INVENTAMOS comer Nutella de colher direto do pote!
(eu achando que era a única que comia Nutella direto do pote... rs... Foi INVENTADO pelas Olívias... rs)

O Que nao dizer a uma criança ??? by mandycarniel
"Toma aqui o DVD da Xuxa!"

bis branco ou nutella com brigadeiro ?
Tudo junto PELAMORDEDEUS!
(Perguntar não ofende: Bis branco é bom??? Mas chocolate branco nem é chocolate!)

e se eu te der um real .. o q vc faz ?? by Thainan
Malabares na frente do seu carro.

(responda)marcos mion? ou filé mion?
Pra comer, filé mignon.
(Marcos Mion seria bom pra que então? Rs...)

Um fã matou John Lennon. Temem que algum fã de vocês faça o mesmo?! Rs by CarolTrainotti
música tema do Psicose

onde está o wally??
Perto do Geninho - essa é pra quem assistia She-ra

Jeus te ama muito!!!
Mas ele ama mais a Madonna!
(#eurimuitoealto)

cheio ou vazio?? by igorburle
O copo, cheio. O saco, vazio.

Olá!! Meu nome é Thiago, sou do Rio e adoro o trabalho de vcs!Minha dúvida é, se vcs fossem quatro homens, seriam "Os Popeyes"?
Pra sermos "Os Popeys" teríamos que ser baixinhos, fortinhos, com tatuagens de marinheiro e fumar um cachimbo.

Quem toparia entrar no BBB? by babicarter
A Joseane, que já foi 2 vezes e foi re-humilhada!
(Num é? Rs... Uma resposta melhor que a outra)

Qual é o nome do filme que a Marianna Armellini fez? Quero ver :D by analimoraes
Fiz participações PEQUENAS em dois longas: "Tapete Vermelho", do diretor Luis Alberto Pereira e "Linha de Passe", de Walter Salles e Daniella Thomas. Ano passado filmei participações em mais dois longas, que ainda não foram lançados. E tem meu vídeo de formatura, LINDO!
(Mari modesta... Sou fã da Armellini #prontofalei)

Quem é o melhor 'trapalhão' na opinião de vocês? Didi, Dedé, Zacarias ou Mussum?
Adivinhis?

brad pitt ou willy wonka?
Brad Pitt na Fantástica Fábrica de Chocolate.
(Barriguinha de goiabada... rs)

Quale a musicaaa?
Com 1 nota?

É silicone?
Só o reparador de pontas.

Stefhany é absolutaa e vCs são o que? ;P
Relativas.

verdadeiro ou falso: umbrella, ella, ella, ella, jurerê, ê, ê...
Não sabemos. Pergunte pra Tieeeeeta, eta, eta, eta...

PQ EU AMO A CRIS? by Rafinha30
Porque vc nunca viu um filme com a Penélupe Cruz.
(Não desmerecendo a Cris, mas num é?)

Ontem tive meu dia de sorte. Fui assistir a gravação do programa e amei!!! O Rafa tava lindo! Eu ainda por cima sentei perto da Renata e da Sheila, queria muito ter tirado uma foto com vcs, mas morro de vergonha de pedir, vcs tirarariam se eu pedisse?
Vem que a gente pega amizade fácil.
(Pega amizade fácil? Como funciona isso?)

Querem ser lembradas pelo o quê ? by Sobrpe
Pela nossa inegável contribuição à ciência, depois da descoberta do ponto de ebulição dos metais alcalinos terrosos em condições anormais de temperatura e pressão.

hobby?
De seda.
(Juro que Cindyleia não é uma Olívia.)

Me ajudem a se tornar uma serial killer? by Sobrpe
Já está no caminho certo. Começou assassinando a gramática.

Vocês estão viciadas nisso ou é porque não tem nada para fazer? By luizabunn
Tínhamos uma muda de roupa pra lavar, mas já acabamos.

O advogado de vocês está ai?
Está, mas ele só responde na presença do advogado dele.

Fala que me ama ? by Sobrpe
Brad, pare de insistir...nosso amor é impossível!

Ainda ha mto preconceito com humoristas mulheres?
Sim, mas como diz o poeta: Step by step, uh baby!
(Tô quase eu mesma achando que Cindyleia é uma Olívia)

alguma de vcs secam o cabelo mesmo ou eh tudo ao natural?
Ninguém é natural depois dos 30!

Vocês vão convidar o Ballas pra gravar um episódio da websérie?
Já convidamos, ele já topou, só falta conseguirmos produzir a segunda temporada...e cortar o cabelo dele...
(Precisa dizer que #eurimuitoealto,muitoaltomesmo ?)

Onde ficam os grandes lábios???
Na cara da Angelina Jolie.

ser mãe é...
...ter esquecido de tomar o anticoncepcional.
(Por que será que eu adoro as Olívias? rs...)

um adjetivo que resuma as olivias sem ser "magrelas" ou "magras" ou "palitos" ou algo a ver com o peso
"sem noção" é adjetivo?

O que vocês fazem nas horas vagas?
Brigadeiro.
(Não sei porquê... Fui lendo a página nas meninas e foi me dando uma vontade de comer brigadeiro com Nutella... rs)

Qual é o prato preferido de vcs?
O cheio.

Vcs se acham??
Só quando ligamos o GPS. No mais, estamos sempre perdidas.

Há algum lugar, em especial, que não conhecem/nunca se apresentaram, que gostariam de ir nesse ano?
A Fantástica Fábrica de Chocolate.
(Jurava que a resposta ia ser a fábrica da Nutella... rs)

Me devorariam?
Você por caso tem Nutella no sobrenome?

Bju, bju, bju, Odeth / Bete / Hamburguer de Frango / Radio-relógio (enfim... tô sofrendo de crise de identidade)

PS: Nesse fim de semana assisti a uma das melhores peças que já vi na Campanha de Popularização do Teatro e da Dança. Se chama "No início era o princípo". Recomendo a todos.